EM CADA CORAÇÃO, UM PECADO
Como escolher entre bem e mal, um típico do pensamento americano, mas, quem pode definir uma separação entre ambos?, quem pode decidirr "isto é bom", ou "você é mau"?
No direito, pelo que me parece, há uma preocupação dos juristas em procurar uma fonte de direito primário, alguma coisa que sirva de base para se criar as leis. No mundo ocidental, esta fonte (para 80 ou 90% dos juristas) é a Bíblia, onde estão deveres como não matar no mundo oriental, o Alcorão é uma das bases da lei, evitar a prática do incesto (Lv 20.11), o pagamento de impostos (Rm 13.7) e MUITAS outras leis que podem ser encontradas tanto na Bíblia quanto no Alcorão. Devido a mudança de valores iniciada na década de 60, a Bíblia tem sido escanteada, dando lugar a leis mais liberais, que requalificam quem é bom e quem é mau.
Antes de continuar, gostaria de dizer que os maus são os que não cumprem as regras, estabelecidas pela fonte de direito primário do lugar onde ele vive. Portanto, alguém pode ser um homem mau num lugar e em outro ser o mais inocente dos homens.
Nas sociedades ocidentais, um canibal certamente é um homem mau. Mas, na África, ele pode mostrar que é alguém forte ou corajoso com essa atitude. Enfim, tudo é relativo. Bem e mal é uma questão de escolha? Isso tem corroído minha alma nos ultimos momentos no Timor-Leste.
Se eu próprio não acredito que existem pessoas totalmente más ou totalmente boas, que tudo é uma questão de reação, instinto humano, no momento que as coisas acontecem.
Será que quando a gente for pro outro lado, vai ver Deus e o Diabo, lado a lado, rindo feito loucos de nossos pesos interminaveis arranjados em pequenas ações que não saen de nossa cabeça nem por decreto?
Claro são apenas pontos de vista, podemos quando muito saber o quq é bom ou mau para nós ou alguem, sinceramente acho q nada nos põe em posição de sermos juizes de outros e dizermos o que é o bem ou o mal.
O bem e o mal está no que cada um pensa que é o bem e o mal... nao podemos dizer que é mau alguém que nem sequer reconhece que aquilo que fez está certo ou errado. O bem é o contrário do mal e vice-versa. De resto, o bem e o mal passam também pelo que cada um pensa do que se passa à sua volta.
Se faço algo mau e as pessoas comentam às minhas costas, então não estarão essas pessoas sendo igualmente más? Tudo é uma questão de interpretação do coração de cada um. Afinal, em cada coração há um pecado ou não?