O sol que brilha dentro de mim em Timor-Leste


A INTELIGÊNCIA CRÍTICA

Chega um momento na vida de um homem, que você se descobre como um ser social, acho que cheguei nessa idade, e com isso, você busca se definir como pessoa. Hoje me reconheço como um cara razoavelmente inteligente, inquiridor, com um certo talento para a pesquisa. Pode parecer muita falta de modéstia, mas o Timor-Leste provoca isso, não sei como, mas nessa terra, um sol brilha dentro de você, e faz todos verem você, de uma maneira tão profunda, que assusta.

Bom, voltando... Nessa redescoberta como homem, percebo que possuo uma grande habilidade para aperfeiçoar as coisas que já foram inventadas, e meu ativo interesse pelo mundo das idéias concretas me torna alguém que tem o real papel de aperfeiçoar a sociedade em que vivo, busco sempre encontrar soluções e recursos que tornem o mundo ao meu redor, um lugar melhor para se viver.

Hoje, percebo o quanto estou uma pessoa especulativa e que eventualmente me irrito com a minha própria tendência dispersiva, mas que de algum modo sei quando exagero e consigo me dar o devido limite quando necessário.

O problema é que, muitas vezes entro numa viagem errada de ficar especulando demais, elaborando raciocínios complexos para coisas que são extremamente simples. A vantagem é que o oposto também é válido: descobro soluções simples para questões altamente complexas. Parece contraditório? Mas sou uma pessoa mais contraditória do que o comum. E isso, antes de ser uma desvantagem, pode ser uma grande qualidade, na medida em que consigo compreender melhor do que os outros as contradições da vida, sobretudo entender como funcionam as coisas.

O maior problema é que, sempre corro o risco de engolir verdadeiros elefantes, sabendo resolver problemas complexos, mas sempre engasgando com formiguinhas - as questões mais simples da vida. Sempre preciso também aprender que nem sempre as respostas estão na lógica racional.

Vou procurar ouvir mais a voz do meu coração e seguir minha intuição, que é forte mas que sempre estou a duvidar, por não ser "pautada em mecanismos cartesianos"

Esse texto é muito estranho... não tomo mais XXXX Gold rsrsrrsrsr hoje.

Postagens mais visitadas