Cientistas criam hambúrguer saudável semelhante ao original

da Efe, em Buenos Aires

Cientistas da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, desenvolveram um hambúrguer saudável, livre de gorduras saturadas e que já foi aprovado pelos consumidores infantis.

Os cientistas afirmaram ao jornal "Clarín", de Buenos Aires, que nos testes de degustação foi determinado que o novo produto mantém o sabor dos hambúrgueres comuns, mas é mais saudável.

O produto, preparado em laboratório, é elaborado à base de carne bovina magra de primeira qualidade, com óleos de origem marinha (pescado) e vegetal (girassol).

Ao contrário dos hambúrgueres convencionais, não possui amido, o que o torna apto para o consumo por parte de diabéticos. "O produto oferecerá à indústria de alimentos uma alternativa segura, saudável e de boa qualidade", disse Alicia Califano, integrante do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Criotecnologia de Alimentos da Universidade de La Plata, encarregada do projeto.

"Para a população será uma opção para uma melhor qualidade de vida em todas as idades", explica. O "hambúrguer saudável" passou nos testes de 40 crianças e adultos que o degustaram e compararam seu sabor, textura e qualidade com os hambúrgueres convencionais.

Califano afirmou que foram feitos testes para garantir a industrialização e a comercialização em massa do produto no mercado, que terá um custo cerca de 25% e 40% superior ao dos hambúrgueres comuns.

Os cientistas também estudam como desenvolver salsichas de carne bovina e de frango magras com procedimentos semelhantes ao do hambúrguer saudável.

Postagens mais visitadas