Eu não percebo ou percebo


Percebe ou não percebe? Parece estranho o termo mas, pode ter inúmeros significados em Timor-Leste, desde o não falar ou entender uma língua. Mas, aqui será tratado como Sonhos interrompidos, coisas que acontecem em nossas vidas e parecem não ter fim, detalhes despercebidos de uma vida de amores mal resolvidos.

Como entender a voz do coração, quando há choros sem se ter razão. Pensamentos que se afligem, de um estranho sentimento de derrota de uma luta rendida precocemente, como o canto distante dos galos na rinha. Aqui em Naim Feto há pessoas que em seus corações, são movidas por atos e por impulos, pessoas a quem aprendi a gostar e querer bem. Que bons ventos os tragam para mais perto de mim.

Ontem sonhei com o campo em que morri, com um lugar que não conheci, de experiências que não vivi. Vidas que não me pertencem, frias e tristes por um vento suave que insiste em soprar, que a toda hora atormenta para que venha um véu do esquecimento, os bons momentos que já esqueci, e quero lembrar, mas, se tornam cada vez mais distantes, como uma noite fria tomando cerveja na beira mar em frente ao palácio do governo, depois de um dia cinzento.

Todos os caminhos que surgem levam para casa, para o aconchego do lar, para o amor e o carinho constante de um mundo real, bem longe desse mundo abstrato de teorias de conspiração e amizades perdidas por noites mal dormidas. Quando se perde pessoas muito queridas, surge um vazio no peito, uma necessidade de cumprir coisas não prometidas.

Somos tão frágeis enquanto humanos, sempre desistimos sem mesmo tentar, quantas e quantas vezes pensamos em fugir, para não enfrentar a vida que insiste em amanhecer todos os dias, a luz do sol te faz sorri para não chorar.

"Tristeza não tem fim... felicidade sim!" Todos os dias se percebe como se é visto, e como se é mau diante dos olhos de amizades que não se cultivou, de comportamentos íntimos que se tornam públicos, e a gente se pergunta porque existem coisas que não mudamos? Porque existem tantas pessoas que te julgam e te condenam, te traduzem em pequenos atos. Mas o vento suave, a brisa de Dili não te julga e nem te fala também. Onde estará o meu amor, quando o amor vai me encontrar...

Saudade, palavra triste. Tenho saudade, das lembranças que fui esquecendo, de amigos que acabei perdendo. "E quem irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração”, mas, continuo vivendo e aprendendo.

Só por hoje vou mudar a perceber ou não irei perceber para não ter que mudar.

Só por hoje vou calar o grito do crocodilo. Um dia de cada vez.

Postagens mais visitadas