Welcome to East Timor: Conhecendo Dili


Dili, é a capital de um país muito novo, o Timor-Leste, possui cerca de 150 mil habitantes. O distrito de Díli, na costa norte da ilha de Timor, no Mar de Savu, inclui a capital nacional; é simultaneamente o distrito mais pequeno e o mais populoso de Timor-Leste, limita-se com os distritos de Manatuto, a Leste, Aileu, a Sul, e Liquiçá, a Oeste.
A ilha de Atauro, para norte do distrito, oposta à capital, é um dos seus subdistritos, sendo os outros Cristo-Rei, Dom Aleixo, Metinaro, Nainfeto e Vera Cruz.
A cidade de Díli é um centro administrativo e comercial com traços portugueses, como as estradas de praia ladeadas por moradias.
A sua longa avenida marginal permanece um local de comércio e lazer e um destino favorito para os passeios noturnos e de fim-de-semana.
As mais conhecidas praias de Díli ficam na abrigada baía de Areia Branca; a ilha de Atauro, visível da cidade, está se tornando muito popular como destino de excursões.
Num roteiro de viagens por esta cidade asiática destaque para:
1. O Cristo-Rei, como falam os timorenses, uma grande estátua de metal sobre uma das montanhas que ao longe lembram um crocodilo. São mais de 500 degraus até atingir o alto da montanha, no meio do ano a vegetação seca e os raios solares incidem diretamente no percurso, mas no final do ano indo até os meses de maio e junho a montanha se cobre de verde e o passeio se torna mais agradável.
2.As praias de Díli, ainda não possuem serviços satisfatórios mas são muito bonitas apesar de terem muitos corais e pedras que podem machucar os mais desavisados, destaque para a praia por detrás do Cristo-Rei, mas areia branca, a mais freqüentada é também muito bonita, possui uma mureta com pequenas entradas com estátuas.
3. Na cidade, o Palácio do Governo é um dos prédios que chamam a atenção. Díli não possui nenhum edifício, é uma cidade de casas e sobrados. A casa Europa e o Liceu, onde funciona a Universidade Nacional Timor Lorosa`e também podem ser incluídos nesse roll.
4. Os hotéis de Díli possuem preços pouco convidativos, variando entre 30 e 60 dolares americanos os de médio porte. São eles: Hotel Vila Verde, Hotel Califórnia, Rocella, Luz Clarita, Novo Horizonte e Audian, entre outros. Há somente um grande hotel em toda ilha com porte de hospedar um presidente, Lula ficou nele quando esteve aqui em 2008, é o Hotel Timor.
5. Diversão: existem bares e boates que podem agradar os turistas, todos com seus dias certos de funcionamento: quinta, os lugares mais frequentados são o Motion e o Amigos. Na sexta, funcionam o Exótica, o Cais Bar, o One More Bar..., no sábado, o atlantis na praia da areia branca. Alguns tem entrada franca,outros você precisará pagar cerca de 5 dolares americanos. A música normalmente é eletrônica, menos em um dos ambientes do Motion que tem uma banda de rock e no Onde More que também possui música ao vivo na sexta.
6. Compras: Não existe nenhum shopping center em Díli. O comércio não se concentra em uma área específica da cidade, existem muitas lojas no Colmera, que podem vender desde eletrônicos até vestuários. Supermercados existem vários, onde é possível encontrar todas as grandes marcas da indústria internacional, como nestlé, nívea, perdigão... Destaque para o Lita Store em Lecidere,ao lado da casa do primeiro-ministro Xanana Gusmão. O Leader Market fica um pouco afastado, no Delta. O Dili Market, possui preços acessíveis, mas ainda assim muito caros,regra que se aplica ao Jacinto e ao W4.
7. Restaurantes: Almoçar fora em Díli, pode ser um tanto quanto indigesto, os restaurantes com comida ocidental, ao gosto australiano, a refeição self service sai por cerca de 5 dolares, mais o refrigerante, uns 1,50 USD. Outros pratos variam a partir de 7 dolares. Nunca busque saber como foi preparada sua refeição, pode crer. Na lista dos restaurantes: Tropical ANZ, Tropical Vila Verde, Restaurante Vila verde, Restaurante Hotel Timor, City Café...talvez sejam os mais freqüentados.

Postagens mais visitadas