PROJETO CULTURAL : “FALA BRASIL! FALA TIMOR!”


Por: Prof. Dra. Rosimeire de Souza Freitas
rosfreitaspb@yahoo.com.br

Timor Leste, a mais nova nação do mundo, conta hoje com a ajuda internacional de alguns países, e organizações não-govarnementais (ONGs), em vários setores, como saúde, educação, meio ambiente e na formação de recursos humanos qualificados.
Segundo a Constituição da República Democrática de Timor-Leste e a Lei de Bases da Educação, as línguas de ensino do sistema educativo timorense são o tëtum e o português.
O Brasil através de sua embaixada, vem desenvolvendo atividades no âmbito da cooperação internacional em vários setores, dentre eles a educação, a difusão da Língua Portuguesa e da cultura brasileira, sendo portanto, estes os objetivos que norteiam este projeto.
A música popular brasileira, a dança, a culinária, o folclore, o esporte a literatura e as belezas naturais do Brasil são divulgadas de uma forma lúdica, interativa e vibrante, através do desenvolvimento de uma programação diversificada e envolvente.
Entendemos que a educação de um país é o ponto primordial para o seu desenvolvimento, para ter a capacidade de competir no mercado internacional e se inserir num mundo globalizado. Para tanto, precisa de recursos humanos qualificados em todas as áreas para difundir o conhecimento, desenvolver o raciocínio crítico, competências e atitudes. Por isso, a inclusão deste projeto junto a 700 crianças, 8 jovens tutores de capoeira e 20 professores timorenses da uma escola primária Duque de Caxias no Suco de Bemori, em Dili, na capital de Timor-Leste..
Como uma nação livre e soberana, que desponta para a indepedência econômica, Timor – Leste, deverá investir em projetos que venham contribuir para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens que serão o futuro da nação.
A sociedade demanda uma educação de qualidade, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas necessidades individuais, sociais, políticas e econômicas.
Sendo assim, propomos a divulgação da cultura brasileira no desenvolvimento de um programa voltado para as crianças e jovens, com atividades culturais, extra curriculares nos finais de semana, aproveitando o espaço da comunidade escolar.

As atividades desenvolvidas pelo projeto cultural da embaixada do Brasil: Fala Brasil! Fala Timor! Conta com a participação das professoras brasileiras Rosimeire de Souza Freitas e Ana Claudia Trindade de Coutinho Faria do programa de capacitação docente e ensino de lïngua portuguesa em Timor-Leste. As atividades iniciaram em 11 de novembro de 2008 e foram realizadas as seguintes atividades :Coral e inicição musical para 60 crianças; Capoeira para 15 crianças; Sessão de vídeo sobre a literatura infantil de Monteiro Lobato: Sítio do Picapau Amarelo; Poesia; Literatura de Cordel; Oficinas sobre cantigas de roda e brincadeiras infantis com os professores timorenses; Oficinas para confeccção de jogo da memória sobre as palavras da lingua portuguesa nascidas no Brasil sobre o tema fauna brasileira.

Além das atividades realizadas na escola, o projeto participou de apresentação em locais públicos como na visita do Navio-livraria Doulos, com a a apresentação do coral cantado em língua portuguesa para 300 convidados, crianças de várias escolas e adultos de várias nacionalidades. Outra participação importante foi no II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE TIMOR-LESTE,

Postagens mais visitadas