Carnaval de volta às ruas de Dili


DESTAQUE DA SEMANA> TIMOR LESTE> brazilian way of life
Carnaval de volta às ruas de Dili

por Erivelto Rodrigues
teixeiraer@yahoo.com.br


Fevereiro 27, 2009


A alegria do carnaval voltou ao país lusófono da Ásia, o Timor-Leste. Os festejos do Carnaval de Díli integram as comemorações do décimo aniversário do referendo de agosto de 1999 pela independência do Timor Leste.

As comemorações começaram na sexta-feira (20/02) à noite com um Baile de máscaras, com direito a desfiles de fantasias e a impagável fantasia de alguns brasileiros, como o professor Rodrigo Florêncio, da cooperação brasileira e sua personagem, a Nega Maluca.

No dia seguinte, no sábado, 21, timorenses e estrangeiros atravessaram a Avenida de Portugal, a principal de Díli, a capital timorenses, desde o Ministério das Relações Exteriores, de onde saiu o desfile carnavalesco, até o Palácio do Governo. O desfile acabou diante do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, com uma banda brasileira vinda da Austrália comandada pela cantora baiana Jeanne Bastos, tocando ao vivo em cima de um trio elétrico, com um sucesso da cantora brasileira Ivete Sangalo. Foi uma festa debaixo de chuvas na capital timorense, mas o espírito, resumido na faixa que abria o desfile, era “viver a alegria e celebrar a liberdade”.

O lado negativo da festa do trio elétrico ficou por conta da guarda republicana portuguesa, a GNR, que agrediu um professor brasileiro, Márcio Gutenberg, 36, quando este tentava defender sua esposa Ivana Figueiredo, que estava sendo agredida por um GNR. A confusão acabou com a intervenção da Embaixada do Brasil em Dili, e da Cooperação brasileira judiciária, através da presença dos promotores brasileiros. O professor brasileiro após passar mais de três horas algemado, foi liberto, mas o carnaval já havia acabado para os brasileiros, uma pena.

A comunidade brasileira em Timor-Leste está indignada que o ocorrido, e exige um pedido de desculpas do governo português, principalmente devido ao total despreparo da dita “força de paz” de Portugal.
”Author

Erivelto Rodrigues é brasileiro, Biólogo microbiologista e professor da Universidade Nacional Timor Lorosae, a serviço da Cooperação Brasileira em Educação. Ele assina o blog eriveltotrygon.

Tags: brasileiros em timor, carnaval, COTIDIANO, TRAÇOS CULTURAIS, violência

Postagens mais visitadas