Cientistas descobrem nova bactéria que vive no spray de cabelo

Contaminação de produtos cosméticos é rara, segundo pesquisadores.
Agora, grupo quer descobrir se organismo ameaça saúde humana.
O mundo amanheceu nesta sexta-feira (7) sendo apresentado a uma ilustre habitante até então desconhecida: a bactéria Microbacterium hatanonis. O mais curioso, no entanto, é que a espécie nunca vista antes vive num lugar para lá de inusitado: os sprays para cabelo.

O achado surpreendeu os cientistas, não pela descoberta em si -- o mundo está repleto de microorganismos e não é nada raro os cientistas esbarrarem em espécies nunca descritas por aí. A surpresa veio do ambiente preferido pela M. hatanonis, porque a contaminação de produtos cosméticos por bactérias é muito rara.

Ao lado da nova amiga, os pesquisadores encontraram outra bactéria no spray, a Microbacterium oxydans, que já havia sido vista antes, mas em hospitais. As Microbacterium como um todo já foram encontradas em lugares dos mais diversos, do leite e do queijo à medula óssea de pacientes com leucemia.

A nova conhecida está sendo apresentada na edição deste mês da publicação científica "International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology". Agora, o grupo da Coleção Japonesa de Microorganismos, em Saitama, no Japão, vai estudar para ver se a M. hatanonis pode ser uma ameaça à saúde humana.

Postagens mais visitadas