Viagem à Ilha das Cabras


Ataúro (também conhecida como Pulau Atauro ou Atauro) é uma pequena ilha situada a aproximadamente 25 km ao norte de Dili, capital de Timor-Leste, no extinto segmento vulcânico do Arco Interno de Banda, entre as ilhas Indonésias de Alor e Wetar. Politicamente perfaz um dos subdistritos do Díli, em Timor-Leste. Apresenta aproximadamente 25 km de extensão por 9 km de largura, o que compreende uma área de cerca de 105 km², habitada por uma população em torno de 8.000 pessoas. A capital da ilha é a Vila Maumeta.

Ataúro significa 'cabra' na língua local, mas a ilha é também conhecida como Ilha Kambing (Pulau Kambing) pelos Indonésios (Kambing significa 'cabra' em bahasa Indonésio). Seu nome vem em virtude da grande quantidade de cabras encontradas por lá.

No último sábado, dia 17 de outubro de 2010, estivemos na ilha com os alunos do curso de bacharelato de biologia para uma aula de campo e uma confraternização. A aventura trouxe de volta aos alunos antigas recordações, pois a ilha teve uma importância histórica. Foi em Ataúro que eram exilados os timorenses discidentes do governo indonésio, na época em que Timor-Leste esteve sob domínio da Indonésia.

Na ilha, os professores de biologia da cooperação brasileira, com uso de snorkels, buscaram diversas formas de vida marinha e fizeram demosntrações aos alunos. Dos 39 alunos do curso de formação de professores, apenas dois já haviam estado na ilha e surpreendentemente apenas cinco sabiam nadar. A cultura timorense de respeito ao mar e suas formas de vida, principalmente os crocodilos, afastam os nativos das águas salgadas.

A aula foi um sucesso, vimos bivalves gigantes e várias espécies de algas e equinodermos, além de diversos corais. Nos acompanhou nessa viagem, nosso fotógrafo oficial, que é o autor da ilustração dessa postagem, Sansão Junior.

Postagens mais visitadas