O QUE FAZER AO CHEGAR EM DÍLI?


Aeroporto:

Se você possui passaporte comum deve entrar na fila para pagar uma taxa. Para querm possui passaporte de serviço alguns trâmites são dispensados, como, por exemplo, não se deve entrar na fila para pagar pelo visto de entrada. Na verdfade deve-se dirigir diretamente ao guichê para a imigração carimbar sua entrada no país.

Táxi:

Os taxistas do aeroporto geralmente cobram entre 5 e 10 dólares para levar você a algum hotel. Não existem táxis com taxímetro em Díli. Na cidade o preço do táxi será sempre 1 dólar, salvo grandes distâncias que estes costumam cobrar 2 ou 3 dólares. Importante: À noite raramente você observará um táxi nas ruas de Díli, estes param de circular por volta das 6 da tarde, existem taxistas que atendem à noite mediante ligações, mas cobram cer-ca de 5 dólares.

Hotel:

Os hotéis na capital timorense são bastante caros, a menor diária encontrada será de 25 dólares. Prefira hotéis na área central da cidade nos bairros de Bidau Lecidere ou Colmera. Os hotéis nessa área são: Hotel Rocela, Hotel Tropical, Hotel Central e Hotel Luz Clarita, próximos ao Palácio do Governo. Hotel Orchard e Jacinto próximos ao Audian. Hotel Venture atrás da residência do primeiro-ministro. Hotel Vila-Verde, próximo ao Instituo Nacional de Formação Profissio-nal e Contínua.

Casas e quartos:

Preços dos aluguéis variam de 150 a 1,000 dólares dependendo do tamanho e da localização. As casas são mobiliadas. Algumas possuem antena parabólica onde é possível assistir às TVs brasileiras Record Japão e Canção Nova.

Diversão:

Díli é uma cidade um tanto quanto carente de locais que ofereçam entretenimento, mas existe um calendário de festas em clubes noturnos. Na quarta-feira, funciona o karaokê do Potno de Encontro, lá se serve um ótimo peixe assado, mas, o restaurante fecha quando começa o karaokê, por volta das 23hs. Toda quinta-feira os estrangeiros se reúnem no clube Amigos. No terréo desse bar existe um restaurante. Na sexta-feira e no sábado os internacionais se reúnem no Clube Casa Minha. Geralmente nesses locais os timorenses não costumam freqüentar pois os preços são altos para o padrão dos locais. Sazonalmente ocorrem as festas do quartel dos GNRs mas a entrada é mediante um convite.

Praias:

Díli dispões de muitas praias, a da Areia Branca é a mais freqüentada pois dispõe de restaurantes. Atenção: Ocasionalmente podem surgir crocodilos de estuários. A praia do Cristo-Rei possui um mar mais bravio e muitos recifes de coral. Atrás do Cristo-Rei subindo pela residência do presidente, precisa se identificar para passar, existem praias com muita vida marinha e boas para práticas de mergulho, como a praia dos portugueses.

Supermercados:

Em Díli você pode encontrar todas as grandes marcas de bebidas e alimentos, desde produtos da Nestlé, Nívea, Dove, Coca-cola, Heineken, Red Label, Vinhos portugueses, australianos e franceses e frutas populares pro aqui, como, lichea, rambutan e torange. O Lita Store fica ao lado da casa do primeiro-ministro na rua da praia e no outro lado da rua existe uma feira bem estruturada com vendas de frutas e verduras. Outros supermercados são: Leader Supermarket, Dili Market, Jacinto, W4, Linn, Kemanek e está em construção o Timor Plaza, ao lado do Leader Supermarket, que será um shopping Center.

Restaurantes e lanchonetes:

Tropical, próximo ao banco ANZ possui um self-service ao gosto australiano a 5 dólares e outros pratos a preços a partir de 6 dólares. Acait, é o bandejão malae, o Start food, é o lugar do frango frito, os dois com preços bem populares, a exemplo do Indonesian food, com o nasi goreng a 2,50 USD. Hotel Timor, com preços entre 2,00 e 15 dólares. Brother‘s Hamburger com preços de sanduíches a partir de 3,50 dólares. No One More Bar preços variados com pizzas a partir de 10 dólares. Existem vários restaurantes indianos como o Bombay próximo à Igreja catedral com preços bem mais baixos e comida boa. O Tiger funciona 24 horas e possui uma loja de conveniência e uma lanchonete e pizzaria com preços a partir de 2 dólares, o sanduíche. Comidas locais a base de arroz cozido e molho de verduras apimentado e frango frito ou carne, os preços são a partir de 1 dólar.

Motos:

Adquirir um transporte é fundamental, as motos possuem preços a partir de 950 USD da marca Hiro até 2.650 USD uma Tiger da Honda. Para alugar os preços são bem salgados, a partir de 20 dólares a diária. Comprar carro também é uma alternativa interessante, com preços variando entre 3 mil dólares e até 50 ou 100 mil dólares. Uma pajero pode ter se encontrada a partir de 5 mil dólares.

Países Vizinhos:

Pode-se chegar à Indonésia, via terreste para Kupang, Atambua, Kefa e Soe, com preços a partir de 20 dólares de van.. Via área para pode-se chegar à Bali, Singapura e Austrália.

Bem-vindos ao Timor-Leste

Postagens mais visitadas