Embaixada do Brasil promove festival da cultura brasileira em Ataúro




O Festival Moris Ataúro movimentou a ilha, um dos distritos de Timor-Leste, nesse primeiro final de semana de junho. Os professores Murilo Castro e Rita Freire da Cooperação Brasileira fizeram uma grande festa da cultura brasileira. com direito a peças teatrais, vídeos, música e brincadeiras.

A AVENTURA

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de junho de 2009, resolvi encarar uma aventura! Atravessar o mar em uma canoa com bamnbus para equilíbrio chamada de Béiro. Meu Deus...Murilo e Rita que haviam ido na terça me informaram para proteger meus equipamentos, tipo laptop, câmera...etc, isso porque molhava...molhava? não! Tomava-se banho! Cada vez que vinha uma onda...a água batia nas proteções de bambu e água pra dentro da canoa...banho!!!duas horas nessa agonia. Resultado, celular destruído e água para todos os lados!



A ILHA DE ATAÚRO

O clima de festa havia se espalhado pela ilha com a divulgação do 1 Festival Moris Ataúro, mas havia um certo receio dos professores quanto a presença do público pois seria à noite e a ilha estava com problemas no fornecimento de energia. Mas o resultado surpreendeu pela quantidade de pessoas que prestigiou o evento.

PROGRAMAÇÃO

A festa começou no início da noite com a exibição de clipes sobre a cultura timorense e músicas brasileiras variadas. Em seguida começaram as atrações, os hinos nacionais de Timor-Leste e do Brasil cantados pelas crianças do grupo Vozes de Ataúro. Depois as divertidas peças teatrais com as performances espetaculares dos professores Murilo e Rita, como Jajá e Juju, que empolgou a platéia, apesar das dificuladades de entendimento da língua portuguesa. A peça da turma da mônica visita Ataúro apresentou o Timor-Leste aos brasileiros e estrangeiros presentes, e o Brasil aos timorenses e aos estrageiros também.



A peça forró da vila mostrou a dança típica do nordeste brasileiro de maneira alegre e descontraída. Os alunos alunos timorenses também apresentaram danças típicas. No final, em grande estilo, ao som de Lulu Santos, o descobridor dos sete mares, todo o elenco das peças dançou formando palavras, cada um dos participantes tinha uma camiseta com uma das letras do projeto moris ataúro, da Embaixada do Brasil, formaram palavras como Timor, Amor, Mar e o nome do projeto: Moris Ataúro, que significa Viva Ataúro em língua Tétun.

Postagens mais visitadas