Prova de Biologia para a 3ª série do Ensino Médio
ESCOLA ESTAUDAL PADRE ANCHIETA
PROVA DE BIOLOGIA – 3ª
SÉRIE – Ensino Médio
Prof. MSc. Erivelto Rodrigues
DATA:..../..../2017
RASURA ANULA A QUESTÃO. USE CANETA AZUL OU
PRETA
ALUNO(A):............................................................................................nº.....
TURMA:.....
1. (PUC-PR)
O palmito-juçara e o açaí têm como nomes científicos Euterpe edulis e Euterpe oleracea,
respectivamente. Pode-se dizer que ambos apresentam os mesmos níveis
taxonômicos, exceto:
(....) Gênero. (....) Família. (....)
Ordem. (....) Espécie. (....)
Reino
2. (Enem-2009) Estima-se que haja
atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que
causa a AIDS),sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo,
principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina
contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente
seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações
carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico. TANURI, A.;
FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje
(44) 26, 2009 (adaptado).
Uma
vacina eficiente contra o HIV deveria
(....)
induzir a imunidade, para
proteger o organismo da contaminação viral.
(....) ser capaz de alterar o genoma do
organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
(....)
produzir antígenos capazes de se
ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
(....)
ser amplamente aplicada em
animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres
humanos.
(....)
estimular a imunidade,
minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.
3. (Enem/2010- 2ª aplicação) A
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da
infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No
Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho 2007,
já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou,
aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas
de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em
cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano de 2000, essa
taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta
estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.
Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 de maio 2009 (adaptado).
A redução
nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente
(....)
do aumento do uso de
preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus menos letal.
(....) da melhoria das condições
alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
(....) do desenvolvimento de drogas que
permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
(....) das melhorias sanitárias
implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
(....) das campanhas que estimulam a
vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.
4. (PUC-CAMPINAS) A grafia correta do nome
científico do arroz é:
(....) oryza sativa. (....) oryza Sativa. (....)
Oryza sativa.
(....) Oryza Sativa. (....) ORYZA SATIVA
5. (UNILUS-SP) Numa
pesquisa desenvolvida na Mata Atlântica com a família Jubulaceae foram
encontrados os seguintes vegetais: Frullania
brasiliensis, Frullania
ericoides e Frullania
riojaneirensis. De acordo com o estudo taxonômico, podemos concluir
que pertencem:
(....) À mesma espécie e gênero.
(....) À mesma família e gênero.
(....) Ao mesmo gênero e espécie.
(....) Todos da mesma espécie.
(....) Todos são vírus
6.
(UEG-GO) Na atualidade, o sistema utilizado para a classificação taxonômica de
todos os organismos vivos existentes é a binominal. O que é nomenclatura
binominal?
7. (UFES)Têm
maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de
uma das seguintes categorias taxonômicas
(....)
classe (....) gênero (....) família (....) ordem (....) reino
8. (FUVEST) Examine a
árvore filogenética a seguir:
Esperamos encontrar maior semelhança entre
genes de:
a) Bactéria e protozoário.
b) Peixe e baleia.
c) Baleia e pássaro.
d) Estrela-do-mar e ostra
d) Estrela-do-mar e ostra
e) Ostra e coral.
9. Explique como funcionam os ciclos reprodutivos virais denominados lítico e lisogênico.
10.
Escreva a árvore filogenética da espécie humana.
Nas
grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.