O carnaval tradicional da Amazônia



Em Manaus, os foliões deixaram de lado uma antiga rivalidade durante esse Carnaval.

Em vez do tamborim, a caixinha. Em vez do samba, o dois pra lá, dois pra cá, braços pro ar e gingado diferente.

Há 13 anos é assim. Em Manaus, Carnaval tem ritmo regional. É o Carnaboi, que comemora a cultura do Amazonas.

"Carnaboi é minha vida, Manaus é minha vida, eu amo meu boi", vibra o folião.

A animação vem de cima de trios elétricos, mas a energia vem do chão. Uma multidão sobe e desce a Avenida do Sambódromo atrás de Garantido e Caprichoso. Os bois do Festival de Parintins são rivais, mas se unem para festejar o Carnaval da floresta.

"A dança é linda, muito linda, estou gravando tudo pro pessoal de Goiânia ver e morrer de inveja", contou a universitária Naiana Barros.

Até quem pouco conhece a cultura arriscou os passos coreografados. Vir de longe, da Alemanha, valeu a pena.

"Nunca vi algo parecido, já viajei muito pelo Brasil, mas esse é o melhor que já vi", afirmou o turista alemão Thomaz Meinl.

Postagens mais visitadas