Nota de Falecimento

Paulo Unes Pereira: Corpo de Defensor Público chega ao Brasil na quarta-feira, dia 29 de setembro


Será cremado em Contagem, Minas Gerais, nesta quinta-feira, dia 30 de setembro à tarde, o corpo do Defensor Público Federal Paulo Alfredo Unes Pereira, de 37 anos. Unes faleceu na semana passada no Timor-Leste de um infarto fulminante, quando participava de missão humanitária do Brasil. Seu corpo chega a São Paulo por volta das 17h da quarta-feira e será levado para a cidade mineira de Lavras, onde nasceu, para homenagens póstumas, antes de ser cremado.

Paulo Unes era o representante da Defensoria Pública da União (DPU) no Projeto de Cooperação Técnica Brasil/Timor-Leste na Área da Justiça, com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/PNUD), que executa o Plano de Apoio à Reestruturação do Judiciário no Timor-Leste. Ele assumiu a missão no mês passado, substituindo o Defensor Público Federal Afonso Carlos Roberto do Prado.

O Defensor Público Federal ainda receberá uma homenagem pelo governo de Timor-Leste no aeroporto da capital, Dili, nesta terça-feira de manhã, quando o corpo será levado para Cingapura e de lá para o Brasil. A Ministra da Justiça daquele país, Lúcia Lobato, está organizando pessoalmente a homenagem, da qual devem participar o Presidente Ramos Horta e o Primeiro Ministro Xanana Gusmão.

Paulo Unes praticava esporte na Embaixada dos Estados Unidos em Díli quando se sentiu mal. Apesar de receber assistência médica imediata, ele não resistiu ao infarto fulminante. Ele deixa viúva Samantha Pereira, que o acompanhava na missão. Todas as providências para o traslado do corpo estão sendo tomadas pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Timor-Leste e pela Organização das Nações Unidas.

Nota de Pesar

O Defensor Público-Geral Federal, José Rômulo Plácido Sales, divulgou nota de pesar pela morte de Paulo Unes, que foi Defensor Público-Chefe da Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DPU/MG) e no Distrito Federal (DPU/DF). A nota presta solidariedade à família de Unes e reconhece o valor do trabalho que prestou à causa da DPU, onde ingressou em 2001 e alcançou o topo da carreira como membro da Categoria Especial.


Extraído de: Defensoria Pública da União

Postagens mais visitadas