I MESA REDONDA DO BACHARELATO DE BIOLOGIA EM TIMOR-LESTE
Diretrizes do Evento
I MESA-REDONDA DO BACHARELATO DE BIOLOGIA EM TIMOR-LESTE
“Como oferecer subsídios que despertem nos professores timorenses o pensamento crítico e de vanguarda, que os façam buscar uma nova concepção de educação?”
Díli, quinta-feira, 22 de abril de 2010
Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua
Horário: 8h às 12h
A Cooperação Brasileira
O Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa – PQLP, em Timor-Leste, é um acordo internacional de cooperação educacional entre a República Federativa do Brasil e a República Democrática de Timor-Leste. Este programa tem como objetivo difundir a Língua Portuguesa, um dos idiomas oficiais de Timor-Leste.
O português foi adotado como a língua de ensino, por isso busca-se melhorar a qualidade do ensino em Timor-Leste, tanto em termos de aprofundamento de conteúdos curriculares quanto no aprimoramento das práticas docentes. São quatro projetos que compõem o acordo educacional iniciado em 2005: Procapes, Profep, Elpi e PG-UNTL.
O Projeto Procapes
O Procapes é o Programa de Capacitação de Professores de Educação Secundária. Este projeto tem como objetivo capacitar os professores da educação pré-secundária e secundária na utilização do português como língua de ensino, e com isso melhorar a qualidade do ensino nesses níveis, tanto em termos de aprofundamento de conteúdos curriculares quanto no aprimoramento das práticas docentes. Tem no Professor Doutor Umberto Euzébio, o seu Professor-Tutor, representante da Capes/Brasil.
A Missão 2009/2010
No mês de outubro de 2009, um novo grupo de professores brasileiros desembarcou em Díli, capital da mais nova nação do mundo, o Timor-Leste. Brasileiros de diferentes faixas etárias, de todos os cantos do Brasil, de norte a sul, a serviço da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - e representantes do Brasil em Timor-Leste.
Um novo desafio se inicia. Um novo ciclo de trabalho a ser desenvolvido, primado pelo profissionalismo e dedicação que busque sempre à melhoria da nova proposta de trabalho da Cooperação Brasileira em terras timorenses.
O Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua
O projeto Procapes tem sua base no Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua - INFPC, no bairro de Balide, em Dili. O INFPC é um estabelecimento vinculado ao Ministério da Educação de Timor-Leste, e é dirigido pelo Sr. Antonino Pires, auxiliado pelo Sr. Armindo de Jesus Barros.
É no INFPC que acontecem as aulas dos cursos de formação de professores timorenses denominados bacharelatos de emergência. Os Bacharelatos são divididos em quatro áreas de ensino: Biologia, Química, Física e Matemática. São cursos de formação específica indicados aos professores timorenses após passar pelos quatro níveis de formação em Língua Portuguesa oferecidos pela Cooperação Portuguesa em Educação.
O Bacharelato de Emergência
O atual Bacharelato de Emergência em Biologia iniciou suas atividades no dia 1 de dezembro de 2009, e tem seu término previsto para o dia 19 de maio. Funciona no pavilhão I de salas de aula do Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua, e tem um total de 28 alunos, todos professores em atuação na Educação Primária nas escolas timorenses de todas as regiões do País.
Atuam nesse curso na área de Biologia os seguintes docentes brasileiros: Anderson Aliston Florentino, André Luiz da Costa Moreira, Erivelto Rodrigues Teixeira e João Cleto do Nascimento.
Atuam nesse curso na área de Língua Portuguesa as seguintes docentes brasileiras: Fabiana Almeida dos Santos e Juliana Fresqui.
A I Mesa-Redonda do Bacharelato de Biologia em Timor-Leste
A I Mesa-Redonda do Bacharelato de Biologia em Timor-Leste visa oferecer subsídios que despertem nos professores timorenses o pensamento crítico e de vanguarda, que os façam buscar uma nova concepção de educação, objetivo maior da disciplina.
Este evento é uma iniciativa dos professores de biologia, apoiados pelas professoras de língua portuguesa, ambos do projeto Procapes da Cooperação Internacional Brasil/Timor-Leste, como parte da disciplina Metodologia do Ensino de Biologia II, ministrada entre os meses de março e abril no Bacharelato de Emergência em Biologia, em Díli.
A idéia central dessa iniciativa é dividir conhecimentos e experiências de vida dos palestrantes com os professores timorenses, público alvo desse evento.
Objetiva-se, portanto, que cada palestrante ressalte a importância do trabalho pedagógico que desenvolve no Brasil e no Timor-Leste. Sendo que com isso, o professor timorense possa vislumbrar alternativas simples de organização escolar. Destacando que se cada profissional faz a sua parte a educação tende a melhorar em todos os aspectos, seja em um ambiente de trabalho harmônico, seja no sucesso do processo ensino e aprendizagem.
A I Mesa-Redonda do Bacharelato de Biologia em Timor-Leste contará com a presença das seguintes pessoas:
Umberto Euzebio, Professor-Tutor do Projeto Procapes. Pela posição de destaque que ocupa dentro da missão brasileira, como um dos representantes dos projetos oferecidos pela cooperação internacional, o Professor Doutor Umberto Euzebio apresentará o projeto Procapes, e ressaltará sua importância como parte da história da educação de Timor-Leste.
Antonino Pires, Diretor do Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua, INFPC. Almeja-se que o Sr. Antonino Pires apresente as linhas de atuação do INFPC, destacando os projetos futuros e a importância da troca de experiências entre os profissionais brasileiros e timorenses.
Senhorinha de Jesus Pit Paz, Professora-Tutora do projeto Profep. Com sua história como professora e gestora de projetos de ensino, vislumbra-se que esta apresente um breve relato de sua atuação junto ao Projeto Profep, sempre destacando a importância do planejamento pedagógico para o sucesso no processo ensino e aprendizagem.
Armindo de Jesus Barros, Assistente do Diretor do Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua. As experiências trazidas pelo Sr. Armindo de Jesus Barros, que tem contato com a missão brasileira desde 2005, são de grande valia, pois, ao destacar a evolução dos trabalhos da cooperação brasileira em atuação no INFPC e com o INFPC, objetiva-se apresentar ao professor timorense que a parceria Procapes/INFPC continuará nesse ano de 2010.
Vladimir Petcov, Pedagogo do Projeto Profep. A importância do trabalho do pedagogo dentro de uma escola. O Sr. Vladimir Petcov tem muito de suas experiências de vida a dividir com os professores timorenses. Para que planejar? Qual a importância de uma proposta pedagógica?
Rosiete Costa de Sousa, Pedagoga do Projeto Profep. O trabalho primado pelo profissionalismo. A Sra. Rosiete Costa de Sousa tem muito a nos contar sobre a organização escolar e o papel de uma pedagoga dentro de uma escola.
Antonio Carlos Mendes, Professor da Área de Ensino Vida e Natureza do Projeto Profep. Professor em atuação em um projeto que tem como público-alvo, professores da Educação Primária, não coincidentemente é a área de atuação de todos os professores que atualmente cursam o bacharelato de biologia. Sua presença nesse evento se justifica por estar em atuação exatamente com esse público e, por conseguinte, seus relatos e percepções, como professor de Biologia, tendem a enriquecer o debate pedagógico.
Os seguintes temas estarão em pauta:
“A profissão do Pedagogo e sua importância na organização escolar.”
“A proposta e o planejamento pedagógico.”
A agenda do evento conta com os seguintes itens:
8:00 – Abertura do evento com apresentação dos organizadores e participantes.
Apresentação: ERIVELTO RODRIGUES TEIXEIRA e FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS
8:15 – Espaço reservado para os professores cursistas do bacharelato:
Oração: AGOSTINHO PINTO
Apresentação Especial dos Professores cursistas do bacharelato
Apresentação: ERIVELTO RODRIGUES TEIXEIRA e FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS
8:30 – Introdução: ―Como oferecer subsídios que despertem nos pro-fessores timorenses o pensamento crítico e de vanguarda, que os fa-çam buscar uma nova concepção de educação?”.
Apresentação: ERIVELTO RODRIGUES TEIXEIRA
8:45 – Apresentação do primeiro tema:
“A profissão do Pedagogo e sua importância na organização escolar.”
Apresentação: ANDERSON ALISTON FLORENTINO
9:00 – Ciclo de explanações e perguntas dos participantes.
Mediador da Mesa-Redonda:
ANDERSON ALISTON FLORENTINO.
Participantes da Mesa-Redonda:
ANTONINO PIRES;
SENHORINHA DE JESUS PIT PAZ;
VLAMIDIR PETCOV ;
ROSIETE SOUSA.
Mediador das Perguntas:
JOÃO CLETO DO NASCIMENTO.
10:00 – Apresentação do segundo tema:
“A proposta e o planejamento pedagógico.”
Apresentação: ANDERSON ALISTON
FLORENTINO
10:15 – Ciclo de explanações e perguntas dos participantes.
Mediador da Mesa-Redonda: ANDERSON
ALISTON FLORENTINO.
Participantes da Mesa-Redonda:
UMBERTO EUZEBIO;
ARMINDO BARROS;
ANTONIO CARLOS MENDES.
Mediador das Perguntas:
JOÃO CLETO DO NASCIMENTO.
11:15 – Espaço Reservado aos Agradecimentos.
11:30—Considerações finais.
Apresentação: ERIVELTO RODRIGUES TEIXEIRA
11:45—Leitura da Declaração do Evento:
ANDRÉ MOREIRA e JULIANA FRESQUI
12:00 - Encerramento do evento e Entrega das Declarações de Participação:
ERIVELTO RODRIGUES TEIXEIRA e FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS.
Dili, 19 de abril de 2010.
Professores de Biologia do Projeto Procapes.