A Luz Negra do Timor


O fruto da planta conhecida pela população timorense como Ahi-Ohan Metan, que significa, em língua tétun, luz negra, tem uma importância simbólica na história do ressurgimento da mais nova nação do mundo, o Timor-Leste. Isso por ter sido usada como uma fonte alternativa de combustível, durante e após a revolução de independência da Indonésia, quando não havia os derivados de petróleo no país.
O Ahi-Ohan Metan, cujo nome científico é Jatropha gossypiifolia L. é uma planta amplamente pesquisada no mundo inteiro, como fonte alternativa de energia, pois da sua semente é possível se extrair uma espécie de combustível conhecido como biodiesel. A produção de biodiesel de Jatropha gossypiifolia L. tem sua importância, pois ao ser misturado ao diesel, constitui uma alternativa economicamente barata, para substituição, parcial ou completa, dos combustíveis de origem fóssil.
O uso do combustível extraído do Ahi-Ohan Metan possibilita uma estratégia de preservação do meio ambiente, pois quando comparada a outros poluentes, ocorre uma redução significativa das emissões de matéria particulada e outros poluentes como os hidrocarbonetos, o CO2, e o SO2. Também é interessante ressaltar que o biodiesel é um material biodegradável.
A Jatropha gossypiifolia L. é uma planta cosmopolita, muito conhecida desde à América, Europa, Índia e até na África, onde é usada popularmente, pela sua capacidade antiinflamatória, como planta medicinal para várias doenças. Em Timor-Leste essa planta também é usada em infusões, para tratamento de micoses, e algumas pessoas a usam de forma ritualística. É uma importante planta invasora em Timor-Leste, tendo chegado à ilha provavelmente trazida por missionários na época das grandes navegações.
Pertencente à família Euphorbiaceae, do gênero Jatropha e da espécie Jatropha gossypiifolia L., a este gênero pertencem outras espécies, como a Jatropha curcus, Jatropha podagrica, Jatropha elliptica, Jatropha multifida e a Jatropha glandulifera, também usadas popularmente
A quantidade de produção cultivada em vários países por planta varia bastante, devido à falta de pesquisas na área, e da diversidade genética concomitante à variedade de ambientes que a planta é cultivada. Entretanto, estima-se que possam ser produzidos cerca de 1.500 a 2.000 kg de sementes por hectare, o que representaria cerca de 1.000 galões de óleo diesel por hectare ao ano. A Jatropha gossypiifolia L. pode ser cultiva em associação com o café, um dos cultivos de maior sucesso em Timor-Leste.
No ano de 2008, a empresa de aviação Air New Zealand, fez um teste de vôo em Auckland em um jumbo 747, usando uma mistura de combustível de avião e óleo de ahi metan em proporções iguais, o vôo foi considerado um sucesso pelos donos da empresa, indicando que países próximos ao Timor-Leste, com a Nova Zelândia, podem se interessar pela produção do biodiesel de ahi-ohan metan.

Postagens mais visitadas