EQUIPE DE TIMOR-LESTE NO BRASIL!

Presidente do Parlamento Nacional do Timor-Leste visita a Capes

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Quarta, 16 de Setembro de 2009 15:44

A ida de um grupo de 50 professores brasileiros ao Timor Leste para atuar na formação de docentes naquele país, prevista para o dia 15 de outubro, foi um dos temas abordados na visita do presidente do Parlamento Nacional (Unicameral), Fernando La Sama de Araújo, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 15. Além deste assunto, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, e o diretor de Relações Internacionais, Sandoval Carneiro Júnior, falaram de novas possibilidades de parceria com o país.


Esta não é a primeira vez que o Brasil envia professores ao Timor-Leste. A primeira turma, também com 50 integrantes, foi para o país em 2005. Os professores vão como bolsistas da Capes e atuam na formação de professores de vários níveis de ensino de Língua Portuguesa e de Ciências, do Timor-Leste.

O deputado timorense, La Sama de Araújo, e sua comitiva apresentaram três propostas de novas parcerias com a Capes: auxílio para fortalecimento da área de educação no país, formação de mestres e doutores no país e formação de professores. As propostas serão discutidas para viabilizar a criação de um novo convênio de parceria entre os dois países, pois o acordo vigente, estabelecido por meio do Decreto nº 5.274/2004, que institui o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste, tem validade até o exercício financeiro de 2010.
O deputado também falou da importância de o Ministério da Educação, por meio da Capes, ter realizado parcerias em prol da qualificação de pessoal no país. "Agradeço pelo Brasil ter percebido a nossa situação. Vocês estão nos ajudando muito.", revelou.

Já o presidente da Capes, Jorge Guimarães, propôs a vinda de alunos timorenses para realização de estágios Iniciação Cientifica, nos moldes dos programas que a Capes vem conduzindo, em parceria com o Itamaraty, para alunos de graduação de Moçambique, Angola e Cabo Verde.

Postagens mais visitadas