Projeto de Escola
ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO
PROJETO – CIÊNCIAS NO HOPI-HARI
Professor Erivelto Rodrigues Teixeira[1]
INTRODUÇÃO
Ao buscar metodologias diferenciadas para o
processo ensino e aprendizagem, o professor deve ter a possibilidade de testar
novos modelos de ensino, entre esses métodos, as atividades que se realizam
fora do ambiente escolar, em um parque de diversões, por exemplo. Bonfim (2010)
nos diz que a percepção geral das sociedades atuais é a de que a educação
oferecida na maioria das instituições educacionais está em defasagem com as
necessidades e os desafios da pós-modernidade, uma vez que os princípios e
métodos sobre os quais está fundada, não estão condizentes com a consciência
que se faz necessária no mundo contemporâneo.
Corroborando com essa afirmação, Demo (1999)
refere-se à necessidade de mudanças pedagógicas no processo de ensino,
destacando que, de um modo geral, pouco se aprende atualmente nas escolas,
devido à inexistência de relação dos conteúdos apresentados com os desafios
futuros.
O desafio do momento é trabalhar a questão da água
em São Paulo, uma vez que a cidade está na eminência de um desabastecimento
maciço nos próximos meses.
JUSTIFICATIVA
A escolha por um parque de diversões se justifica
ao buscar associar diversão com aprendizagem. E o parque Hopi-Hari dispõe de um
centro de aplicação de pesquisas educacionais denominado LED – Laboratório Educativo,
e lá se encontram profissionais prontos e acessíveis para guiar um grupo grande
de alunos, devidamente monitorados, e ao mesmo tempo em que levam diversão aos
alunos, visto que muitos deles são carentes de espaços com esse objetivo em
seus bairros. Logo, a ideia de tratar de um assunto tão importante quanto é a
temática da água na cidade São Paulo, em um ambiente que leve o aluno a
desenvolver hábitos e valores passíveis de serem disseminados entre seus
familiares, nos levou a escolher o parque de diversões para essa aula.
OBJETIVOS
Sensibilizar os alunos da Escola Estadual São Paulo
sobre a escassez e desperdício de água na cidade de São Paulo.
Desenvolver habilidades e competências relacionadas
aos temas transversais sobre o meio ambiente e cidadania.
Reconhecer valores sociais e morais no processo
educacional de um cidadão ao ensiná-lo a se portar em diversos tipos de
ambientes.
Relacionar teoria e prática de conteúdos de
ciências desenvolvidos na Escola Estadual São Paulo.
CONTEÚDOS CURRICULARES
Temas transversais: meio ambiente e cidadania.
5ª série: qualidade de vida, a saúde individual coletiva e ambiental - Água:
propriedades e usos.
6ª série: ciência e tecnologia; a tecnologia e os seres
vivos - saúde: um direito de cidadania.
7ª série: ser humano e saúde. Vida e ambiente - continuação da vida.
8ª série: vida e ambiente: relações com o ambiente.
METODOLOGIA
A metodologia se divide em antes, durante e depois da visita ao
Hopi-Hari, seguindo etapas inspiradas no método científico tradicional:
PARTE I: Aula
inicial na EE São Paulo
Orientação ao professor: o objetivo central desta aula é discutir com os
alunos o problema da escassez de água no planeta e as diferentes esferas de
responsabilidade frente a essa questão ambiental. Para tanto, o professor usará
um texto para fomentar o debate. Os questionamentos tratarão desde a
interpretação do texto até sua arte da dialética: sobre o que texto fala? Qual
a tese do autor? Que argumentos ele utiliza para convencer o leitor? Você já tinha
pensado nessa questão? Você teria alguma ressalva? Qual o seu posicionamento em
relação ao tema? Os textos serão adequados a cada série.
PARTE II:
Experimentação no parque Hopi-Hari no dia da visita
A solicitação do agendamento prévio junto ao parque será feita pela
escola, e os alunos serão recebidos pela equipe do LED – Laboratório Educativo
do Hopi Hari, e serão conduzidos ao espaço da ETE - Estação de Tratamento do
Hopi Hari para poderem conhecer as etapas de funcionamento de uma estação de
tratamento. A visita será guiada por um professor assistente da equipe do LED
que, ao apresentar cada tanque e descrever sua função, abordará questões
relevantes sobre consumo, escassez, desperdício e acesso a esse componente
fundamental da vida, sempre relacionando-o com os dados pesquisados (ou
medidos) na atividade inicial.
PARTE
III: Avaliação na EE São Paulo
Seguindo ideia proposta pelo LED, como forma de avaliação e síntese dos
conteúdos aprendidos, o professor pode solicitar aos alunos que, em grupo, elaborem
uma campanha de marketing a favor de consumo consciente e contra o desperdício
de água. A ideia é que os alunos se organizem nos cargos e funções de uma
empresa publicitária. O professor deve conduzir essa organização questionando
sempre “quais tarefas devem ser cumpridas para que a campanha seja montada? Quem
é o responsável por cada etapa? Quem vai ajudá-lo? Para quem eles devem
entregar seus resultados? Quem gerencia o grupo como um todo? Ao final os
alunos divulgarão seus resultados em folders
que serão levados a seus familiares.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
LED
Hopi-Hari. Material desenvolvido por NIPEC – HOPI HARI S/A. São Paulo: Nipec,
2012
BONFIM, Mailane Vinhas de Souza. Por
uma pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como
prática educativa. Revista Turismo Visão
e Ação – Eletrônica, v. 12, nº 1, p. 114 – 129, jan/abr. 2010
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da
Educação. 8. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 1999.