FEIRA DE BIOLOGIA 2011

Fotografia do 2 ano turma 1, vencedora da Feira de Biologia 2011


RELATÓRIO FINAL

FEIRA DE BIOLOGIA 2011

ESCOLA ESTADUAL
PROFESSORA DIANA PINHEIRO


Manaus, Amazonas, Brasil
2011

SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Nome: Prof. GEDEÃO TIMÓTEO AMORIM
End.Func. : Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II
CEP: 69076-830
Fone.Func. : (92) 3613 6688 / 3614 2214 / 2260 / 2202
Fax.Func. : (92) 3237 8423
E-mail: gedeao@seduc.am.gov.br

SECRETÁRIA EXECUTIVA
Nome: Profª. SIRLEI ALVES FERREIRA HENRIQUE
End.Func. : Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II
CEP: 69076-830
Fone.Func. : (92)3614 2204/3613 6833
Fax.Func. : (92) 3614 2230
E-mail: sirleihenrique@seduc.am.gov.br

SECRETÁRIA EXECUTIVA ADJUNTA DA CAPITAL
Nome: Prfª ANA MARIA DA SILVA FALCÃO
End.Func. : Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II
CEP: 69076-830
Fone.Func. : (92) 3237 8535
Fax.Func. : (92) 3237 8535
E-mail: anafalcao@seduc.am.gov.br

SECRETÁRIA EXECUTIVA ADJUNTA DO INTERIOR
Nome: Profª. MAGALY PORTELA RÉGIS
End.Func. : Rua Waldomiro Lustoza, 350 - Japiim II
CEP: 69076-830
Fone.Func. : (92) 3237 1790 / 3614 2287
Fax.Func. : (92) 3237 1790

OCEANIA RODRIGUES DUTRA
Coordenadora Geral da Coordenadoria Distrital de Educação 02

CHIRLEY COSTA DOS SANTOS
Coord. Adj. Administrativa e Financeira

ALINE SANTOS DE ALMEIDA
Coord. Adj. Pedagógica

ERLEANE FERREIRA DE O. MORAES
Gestora da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro

ERIVELTO RODRIGUES TEIXEIRA
Professor de Biologia e elaborador deste relatório

SUMÁRIO EXECUTIVO
A Escola Estadual Professora Diana Pinheiro é uma instituição de ensino veiculada á Secretaria de Educação do Estado do Amazonas que trabalha para promover a qualidade do ensino em nosso estado.
A Escola Estadual Professora Diana Pinheiro vem através desta iniciativa, a Feira de Biologia 2011, demonstrar a sua intenção em colaborar ativamente com educação através do desenvolvimento de ações com uma vertente altamente solidificadas de educação.
Quando a equipe da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro começou a pesquisar a abordagem que iria ser levada para a elaboração da Feira de Biologia 2011, esta manteve em mente que a função do profissional de educação ultrapassa os limites da busca e da divulgação de informação. Portanto, a Feira de Biologia deveria aprofundar-se na interpretação dos conhecimentos, na análise de seus impactos na sociedade e na veracidade de suas fontes. Esse foi um dos pontos primordiais para se começar a elaborar a proposta deste evento.
O padrão de Feira de Biologia pretendido desde o início deveria possibilitar a formação dos alunos da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro de um jovem contemporâneo adaptado às realidades globais. Vários outros padrões de feiras escolares foram analisados em busca de um, que pudesse ser adaptado às condições especificas e realidades social, econômica e cultural que a Escola Estadual Professora Diana Pinheiro e seu público-alvo atravessa.
A equipe rebuscou feiras de instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, e mesclou com ideias originais.
Estando plenamente cientes de que, o que iríamos apresentar à Escola Estadual Professora Diana Pinheiro é um trabalho bastante aceitável, porque dá garantias de que os alunos sairão deste evento com muito mais conhecimentos para o mundo que os aguarda de diversos processos seletivos, portanto a Feira de Biologia 2011 representa uma mais-valia.
Uma das faces mais visíveis desta Feira de Biologia 2011 é a sua habilidade de conceber a vinculação entre ensino e aprendizagem.

INTRODUÇÃO

No ano de 2012, mais precisamente no dia 27 de julho, se completam 50 anos do falecimento de uma mulher que teve seu nome escrito na história da educação amazonense, a Professora Diana de Macedo Pinheiro, uma maranhense de alma manauara. A Professora Diana enquanto esteve viva sempre foi referência à uma educação de qualidade. Os alunos que tiveram a honra de serem seus alunos, nunca a esqueceram e a levaram como exemplo de vida por saber conciliar erudição, dedicação, rigor e delicadeza. Em sua homenagem surge a Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, que neste ano de 2011 busca resgatar os bons valores e pilares da educação de qualidade. Uma educação centrada no educando e em suas habilidades e competências.
Esses ideais de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade perpassam os domínios da sala de aula, do que o professor transmite aos seus alunos, afinal como um dia Piaget (1973) proclamou: “através da inteligência o ser humano age, aprende e constrói conhecimentos que lhe possibilitam uma interação cada vez melhor com o meio, por mais adverso que este lhe seja”.
Educar é tarefa muito difícil, adverte Montaigne (1972). Isto porque após seu nascimento, o homem é submetido a comportamentos pré estabelecidos como hábitos, valores, crenças, preconceitos, que mudam e se mascaram facilmente. Sua orientação é de encaminhá-los para “coisas melhores e proveitosas”.
Diante de tantas considerações, a Escola Estadual Professora Diana Pinheiro realizou-se na sexta-feira, dia 18 de novembro de 2011, das 13:00 às 16:30, nas dez salas de aula do ensino médio das turmas 1º, 2º e 3º anos, no bairro de Educandos, em Manaus, Estado do Amazonas, a Feira de Biologia 2011, com o tema “Vida e natureza: o despertar do pensamento científico nos alunos da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro”.


1. DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES

A Escola Estadual Professora Diana Pinheiro neste ano de 2011 passou por sérios problemas de ordens administrativas e pedagógicas. Os maiores prejudicados foram os alunos, principalmente os com grande potencial de sucesso profissional.
Se quem salva uma vida salva toda a humanidade, e a escola salva principalmente pelo conhecimento transmitido, justificamos esse evento como um mecanismo de mudança da imagem da escola diante da comunidade. Comunidade que sonha com um futuro mais digno para seus filhos. Futuro que perpassa por uma carreira profissional.
Para tanto, na atualidade, o mundo exige dos novos profissionais, habilidades e competências diferentes das observadas em épocas anteriores, ou seja, nossos alunos precisam estar antenados com o que ocorre ao seu redor e no mundo globalizado.
Quem detém o conhecimento científico diante de tantas novas tecnologias de informação e comunicação, possui uma vantagem sobre os demais indivíduos. A Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, bem como várias outras escolas públicas pelo Brasil já não satisfaz os alunos somente com a informação transmitida pelo professor, é preciso despertar a motivação pela pesquisa, para que os alunos sintam a necessidade de buscar mais informações que priorizem o conhecimento construído por eles mesmos.
O mundo está em constante evolução, e uma das oportunidades de plantar essas novas ideias na cabeça dos alunos está em eventos como a Feira de Biologia da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro.

2. OBJETIVOS

Visando alcançar seu objetivo geral de desenvolver atividades práticas que estimulassem a criatividade, a potencialidade e a motivação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro pelo estudo de Biologia, buscou-se para atingir este objetivo, incentivar o ensino e a prática científica no espaço escolar, bem como estabeleceu-se relações dinâmicas dos conhecimentos específicos de Biologia entre os alunos, além de termos promovido o intercâmbio cientifico estimulando o interesse pelo o estudo de Biologia, e ao final se estimulou a pesquisa científica para despertar nos alunos a escolha por áreas biológicas e com isso garantir a formação de novos profissionais nas futuras gerações.

3. SELEÇÃO DE CONTEÚDOS

A Feira de Biologia 2011 da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro teve seus conteúdos selecionados a partir da temática central que foi “Vida e natureza: o despertar do pensamento científico nos alunos da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro”.
Diante disso, e também considerando o conteúdo programático de cada série, os conteúdos foram selecionados a partir do que estava sendo ensino naquele momento nas salas de aula com ênfase em temáticas que poderiam ser cobradas em exames qualificatórios, como vestibulares, prova Brasil, Enem, PSC, SIS e diagnósticos da educação nacional. Para tanto, as temáticas ficaram assim distribuídas:


1º ANO 01 – REPRODUÇÃO E FERTILIZAÇÃO
Esta turma desenvolveu a temática de forma didática usando maquetes construídas pelos próprios alunos usando materiais de fácil acesso como isopor. Entre as maquetes apresentadas estavam o útero, o óvulo e o espermatozoide em um claro exemplo de criatividade, habilidade e competência, incluindo as explicações que se desenvolveram a partir da temática “reprodução e fertilização”.


1º ANO 02 – DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DSTs
O primeiro ano, turma dois, apresentou uma grande campanha de prevenção e esclarecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Usaram muitos materiais de divulgação cedidos por instituições públicas como o Hospital Tropical, um dos parceiros que apoiaram a Feira de Biologia.
A campanha não se limitou a explicar sobre as DSTs , mas também a oferecer aos visitantes mecanismos para evitar os contágio como preservativos. Ao estudar profundamente sobre o assunto, os alunos do 1º ano 2 solidificaram em si próprios os perigos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase em Aids, hepatites e sífilis.


1º ANO 03 – CICLO MENSTRUAL E GRAVIDEZ
Nessa temática, a turma prestou esclarecimentos sobre o que é menstruação e os processos que ocorrem antes, durante e após a gravidez. A equipe inclusive apresentou o vídeo de um parto.

1º ANO 04 – DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Partindo do conteúdo apresentado pela turma do 1º ano 3, o 1º ano 4 mostrou o desenvolvimento embrionário, apresentando os diversos estágios de desenvolvimento do ser humano. Foram usados projetores de slides e painéis.

1º ANO 05 – MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
A campanha dos métodos contraceptivos apresentava pelo 1º ano 5 teve apoio do posto de saúde do bairro que cedeu diversos materiais, entre eles modelos de órgãos e os alunos explicaram os diversos mecanismos que existem para evitar a gravidez. Essa temática é relevante para a escola pois a mesma apresenta diversas alunas adolescentes que estão gravidas.

2º ANO 01 – SISTEMA RESPIRATÓRIO E SISTEMA CARDIOVASCULAR
O 2º ano 1 apresentou os sistemas respiratório e cardiovascular, a temática foi bastante estudada pela turma, tanto que foi eleita pelos professores como a turma que melhor desenvolveu o seu tema. Entre os destaques esteve a aluna Janaína que construiu um modelo de pulmão com garrafa pet e balão.

2º ANO 02 – CÉREBRO (SISTEMA NERVOSO)
O sistema nervoso foi o tema do 2º ano 2, a equipe de alunos criou na sala de aula um ambiente escuro, para representar o grande mistério que é o cérebro humano. Alunos se fantasiaram e efeitos de luzes coloriram o universo dos neurônios.

2º ANO 03 – SISTEMA LOCOMOTOR (ESQUELETO E MÚSCULOS)
A terceira turma de 2º ano do ensino médio apresentou o sistema locomotor, mesmo a escola não disponibilizando de modelos de esqueleto ou músculos os alunos montaram quebra-cabeças de esqueleto humano e enfeitaram a sala. A grande vitória desta feira está exatamente em questões como esta, a inexistência de materiais didáticos que em outras partes do mundo parecem tão óbvios termos em uma escola como um simples esqueleto, que na Escola Estadual Professora Diana Pinheiro não há. Ponto para os alunos pela criatividade e originalidade.

3º ANO 01 – EVOLUÇÃO HUMANA
O homem, passado, presente, futuro, origem, revelando o mistério do surgimento e da evolução do Homo sapiens. Esse foi o tema de uma das turmas finalistas do ensino médio, o 3º ano 1. Traçou-se uma linha do tempo da escola evolutiva dos primatas, das ideias evolucionistas e da provável origem do homem. Uma grande representação do homem e sua evolução física e cultural. Na abertura da Feira de Biologia alunos do 3º ano 1 fizeram uma apresentação musical sobre o home moderno.

3º ANO 02 – HUMANIDADE E AMBIENTE
O 3º ano 2 explorou os problemas ambientais da modernidade. Sob a temática “humanidade e ambiente” a turma apresentou um painel da atual situação do homem no planeta Terra. Falou-se de poluição, aumento do efeito estufa e diversos outros problemas ambientais. No ato de ousadia, os alunos utilizaram desde maquetes até musicais para tratar do assunto com toda a seriedade necessária.


5. DETERMINAÇÃO DO QUE AVALIAR E AS FORMAS E MEIOS DE FAZÊ-LOS

As normas para o julgamento dos trabalhos expostos na Feira de Biologia da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro seguiu os mesmos critérios e sistema de pontuação utilizados pela Feira Científica Internacional com algumas adaptações.
I. Capacidade criativa (30 pontos)
Neste item, os alunos foram questionados se o trabalho exposto apresentava originalidade no planejamento ou em sua execução. Para tanto o julgador considerou os aspectos originais, independentemente dos custos do material exposto. As apresentações foram consideradas criativas quando apresentaram um objetivo muito bem definido.
II. Pensamento científico (30 pontos)
O pensamento científico do aluno foi questionado baseado na compreensão de fenômenos ou de teorias científicas que envolviam a temática e na aplicação de metodologia científica. Coube ao jurado decidir se o estudo e o esforço dedicado ao trabalho exposto pode subtrair, incluir ou melhorar os horizontes do aluno.
III. Minuciosidade (10 pontos)
O jurado observou se a temática se desenrolou completamente e se despertou no espectador uma célula cerebral adormecida de curiosidade.
IV. Habilidade (10 pontos)
O jurado observou se o aluno estudou o assunto o suficiente para apresentá-lo, e que grau de habilidade é refletido no trabalho exposto, na montagem, nos textos e na maturidade no assunto, sempre considerando que se trata de um aluno e não de um profissional da área.
V. Clareza (10 pontos)
Neste item se verificou se um indivíduo de uma série anterior entenderá a ideia do trabalho exposto, se estão escritos corretamente os títulos, as etiquetas, as descrições e os visuais e se foram apresentados com limpeza e precisão. Observar também se há algo que faça aumentar a atenção do espectador à medida que observa a sequência do trabalho exposto.
VI. Valor espetacular relativo (10 pontos)
As séries estarão competindo entre si, portanto coube ao jurado decidir se o trabalho exposto foi mais atrativo que outros sem se deixar influenciar por detalhes simpáticos (luzes, botões, interruptores, manivelas ou outros artifícios visuais se estes não acrescentem nada ao objetivo do trabalho exposto). Verificar se o trabalho exposto por um aluno prejudica outros trabalhos próximos, quer pelo ruído, quer por desrespeito aos gostos alheios para os sons produzidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Feira de Biologia 2011 desenvolveu atividades práticas que estimularam a criatividade, a potencialidade e a motivação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro pelo estudo de Biologia, isso pode ser atestado ao se perceber a forma como os alunos montaram suas apresentações e idealizaram a decoração de suas salas. Eles tiveram total liberdade para criar.
O incentivo que a escola, enquanto instituição ofereceu foi a disponibilização de alguns materiais de haviam na escola, uma vez que não houve financiamento para o evento. Um grande mérito deve ser destacado que é dos pais e responsáveis por nossos alunos que com o intuito de incentivar o ensino e a prática científica no espaço escolar, auxiliaram na compra de materiais como cartolinas, tintas e tecidos.
Ao final, houve uma premiação individual por sala aos alunos que se destacaram em suas apresentações. Os prêmios foram doados pelos comércio localizado nos arredores da escola. Os jurados, todos professores da escola, deram as seguintes pontuações para as apresentações por sala: 1 ano 1 = 323,5 pontos; 1 ano 2 = 338,5 pontos; 1 ano 3 = 365 pontos; 1 ano 4 = 353 pontos; 1 ano 5 = 285 pontos; 2 ano 1 = 381 pontos; 2 ano 2 = 369,5 pontos; 2 ano 3 = 184,5 pontos; 3 ano 1 = 233 pontos; 3 ano 2 = 172,5 pontos. A turma vencedora, o 2º ano 1, teve como premio uma sessão de cinema especial.


REFERENCIAL
COMO ORGANIZAR DE FORMA SIMPLES: UM PROJETO DE PESQUISA PARA UMA FEIRA DE CIÊNCIAS. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/feiradeciencias.htm. Acesso em 15/10/2011.
DIANA PINHEIRO. Vida e história. Disponível em: http://andarilhasuasombra.blogspot.com/2008/07/diana-pinheiro-uma-educadora.html. Acesso em 01 de novembro de 2011.
JUSTIFICATIVA. Disponível em: http://alunopesquisador.blogspot.com/2007/05/justificativa.html. Acesso em 5/10/2011.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Victor Civitas, 1972.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis, Vozes, 1973.

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