Prova de Biologia para a 3ª série do Ensino Médio



ESCOLA ESTAUDAL PADRE ANCHIETA
PROVA DE BIOLOGIA – 3ª SÉRIE – Ensino Médio
Prof. MSc. Erivelto Rodrigues
DATA:..../..../2017
RASURA ANULA A QUESTÃO. USE CANETA AZUL OU PRETA


ALUNO(A):............................................................................................nº..... TURMA:.....

1. (PUC-PR) O palmito-juçara e o açaí têm como nomes científicos Euterpe edulis e Euterpe oleracea, respectivamente. Pode-se dizer que ambos apresentam os mesmos níveis taxonômicos, exceto:
(....) Gênero.               (....) Família.               (....) Ordem.    (....) Espécie.   (....) Reino

2. (Enem-2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS),sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico. TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).
Uma vacina eficiente contra o HIV deveria
(....) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
(....) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
(....) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
(....) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
(....) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

3. (Enem/2010- 2ª aplicação) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano de 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.  Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 de maio 2009 (adaptado).
A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente
(....) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus menos letal.
(....) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
(....) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
(....) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
(....) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.

4. (PUC-CAMPINAS) A grafia correta do nome científico do arroz é:
(....) oryza sativa.                   (....) oryza Sativa.                   (....) Oryza sativa.
(....) Oryza Sativa.                  (....) ORYZA SATIVA

5. (UNILUS-SP) Numa pesquisa desenvolvida na Mata Atlântica com a família Jubulaceae foram encontrados os seguintes vegetais: Frullania brasiliensis, Frullania ericoides e Frullania riojaneirensis. De acordo com o estudo taxonômico, podemos concluir que pertencem:
(....) À mesma espécie e gênero.
(....) À mesma família e gênero.
(....) Ao mesmo gênero e espécie.   
(....) Todos da mesma espécie.
(....) Todos são vírus

6. (UEG-GO) Na atualidade, o sistema utilizado para a classificação taxonômica de todos os organismos vivos existentes é a binominal. O que é nomenclatura binominal?

 7. (UFES)Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas
(....) classe      (....) gênero     (....) família     (....) ordem  (....) reino

8. (FUVEST) Examine a árvore filogenética a seguir:
https://djalmasantos.files.wordpress.com/2011/06/354.jpg 
Esperamos encontrar maior semelhança entre genes de:
a) Bactéria e protozoário.
b) Peixe e baleia.


c) Baleia e pássaro.
d) Estrela-do-mar e ostra
e) Ostra e coral.




9. Explique como funcionam os ciclos reprodutivos virais denominados lítico e lisogênico.


 

10. Escreva a árvore filogenética da espécie humana.


Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.

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