RELATÓRIO DE BOLSISTA INTERNACIONAL


Professor: ERIVELTO RODRIGUES
Período do relatório: 28/10/2009 à 31/12/2009

1- O Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste
Visão Geral
O programa tem como objetivo difundir a língua portuguesa,um dos idiomas oficiais de Timor-Leste. Com o português como língua de ensino, busca-se melhorar a qualidade do ensino tanto em termos de aprofundamento de conteúdos curriculares quanto ao aprimoramento das práticas docentes.

2- Projetos (PROCAPES, PROFEP, ELPI e PG-UNTL

2.1 PROCAPES (Capacitação de Professores de Educação Secundária)
O papel desse projeto (funções e objetivos – observações e parecer pessoal)

Funções e objetivos

O projeto tem como objetivo capacitar os professores da educação pré-primária e secundária a utilizar o português como língua de ensino e melhorar a qualidade do ensino nesses níveis tanto em termos de aprofundamento de conteúdos curriculares quanto ao aprimoramento das práticas docentes.
São funções dos bolsistas do Procapes conforme o edital de seleção: Elaboração e revisão de livros didáticos para as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia; Elaboração e revisão do “Guia do Professor” para os respectivos livros didáticos; Capacitações de professores da educação pré-secundária e secundária na capital ou em Baucau de Timor-Leste; Apoio às atividades de ensino e docência em escolas selecionadas de Díli ou Baucau, conforme programa do Ministério da Educação de Timor-Leste; Docência em cursos de formação de professores (“Bacharelato de Emergência”); Apoio às atividades dos demais projetos, a critério da coordenação do programa.

Observações e parecer pessoal

Ciente do novo ciclo de trabalho em Timor-Leste este bolsista se dedicou integralmente ao desenvolvimento do Plano de trabalho proposto e elaborado pelo Professor-Tutor do Projeto Procapes, para tanto foi assíduo e pontual em seus compromissos junto ao Bacharelato de emergência em Biologia e demais atividades propostas pela coordenação, sempre primando pelo profissionalismo e eficiência.
Na condição de servidor público vinculado a Capes e representante do Brasil em um País estrangeiro, buscou desenvolver seu trabalho primando pelo profissionalismo e dedicação que visasse sempre à melhoria da nova proposta de trabalho da Cooperação Brasileira em terras timorenses.
Nesta nova fase, a proposta de trabalho difere bastante da missão anterior, principalmente na presença de um coordenador para o programa Procapes. O trabalho está mais planejado, mais centrado nas funções específicas conforme rege o acordo entre o Brasil e o Timor-Leste.
A nova proposta do bacharelato tem se demonstrado mais eficiente, os professores estão mais centrados no profissionalismo. Apesar de estar tendo pouco ou nenhum contato com outros colegas de outras áreas, devido a todos estarem bastante comprometidos com seus afazeres, percebo que todos estão se resguardando da maneira como as coisas estão sendo conduzidas.

2.2 PROFEP (Capacitação de Professores da Escola Primária)

O papel desse projeto (funções e objetivos – observações e parecer pessoal)
O projeto tem como objetivo habilitar, em magistério, os professores que não possuem nível secundário e estão em exercício nas escolas primárias de Timor-Leste, e acredito que este programa esteja com suas atividades sendo realizadas conforme programação da Capes.
Certo dia, presenciei uma ótima aula do professor Antonio Carlos, ele estava fazendo uma oficina de ciências, não sei bem ao certo, pois não tenho muito contato profissional com os colegas deste programa, mas acredito que o trabalho desenvolvido pelos colegas deve ser positivo, em especial do professor Alan, que já conheço desde a missão passada e sei que é um grande profissional.

2.3 ELPI (Ensino de língua portuguesa instrumental)

O papel desse projeto (funções e objetivos – observações e parecer pessoal)
O projeto tem como objetivo oferecer conhecimentos teóricos e práticas de conversação para a aquisição do português a professores, pessoal administrativo, técnicos e dirigentes da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e e do Ministério da Educação e Cultura, que não possuem domínio da Língua Portuguesa, e acredito que este programa esteja com suas atividades conforme programação da Capes, afinal nele estão algumas das profissionais com quem tenho grande apreço e consideração, primeiro pelo profissionalismo e competência, como Márcia Cavalcante e Ana Claudia, que já conhecia da missão anterior, e segundo, também pelo excelente caráter e dedicação ao trabalho, como Lucimar e Azimar.

2.4 PG-UNTL (Pos Graduação da Universidade Nacional Timor Lorosa’e)

O papel desse projeto (funções e objetivos – observações e parecer pessoal)
O projeto tem como objetivo capacitar profissionais na área da educação para o ensino, pesquisa e a extensão nas diversas áreas do conhecimento; formar profissionais aptos a utilizarem o conhecimento adquirido nas áreas específicas para atuarem em instituições públicas ou privadas, e acredito estar sendo realizado conforme programação da capes.
Participei de uma reunião, onde dei meu nome para lecionar em um curso de especialização, e estou no aguardo do contato da professora-tutora Rosimeire. Outras atividades que fiz ligadas a UNTL constam abaixo.

3. Atividades

3.1 O Bacharelato

Funcionamento, número de alunos, tipo de formação (anexar planos de ensino e relatórios)

Local de funcionamento: Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua
Total de alunos: 28
Tipo de formação: Bacharelato de Emergência em Biologia
Período de aulas em dezembro: 1/12/2009 a 17/12/2009
Disciplina Ministrada: Biologia Geral I – 60h [4 créditos]
O bacharelato de emergência é uma formação técnica para professores timorenses em atuação em sala de aula. Consiste de duas etapas, a primeira ministrada pela cooperação portuguesa, que seria um curso básico e a segunda em uma área específica, esta a cargo da cooperação brasileira.
O planejamento desse curso se iniciou em no mês de novembro de 2009,para tanto este bolsista elaborou e diagramou o plano de curso e as ementas do curso do bacharelato de emergência, bem como ao lado dos professores Anderson Aliston Florentino e João Cleto do Nascimento, do mesmo grupo de trabalho, elaboraram uma apostila para ser usada nesta primeira fase do curso. Elaborou também uma proposta de calendário e distribuição de conteúdos que ao ser apresentada ao grupo de biologia foi aceita.
A primeira atuação em sala de aula pelo projeto Procapes foi com a disciplina Biologia Geral I, dividindo a carga horária de 60 horas com os demais colegas do grupo de biologia. O primeiro módulo do bacharelato compreendeu o período entre o dia 01/12/2009 e o dia 17/12/2009. Sua carga horária foi de 15 horas ou 1 credito, em sala de aula. A mesma para os demais membros do grupo de biologia. Tendo todos que atingir ao longo do curso um total de dez créditos em sala de aula.
O curso de bacharelato funcionou no Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua, no bairro de Balide, na capital timorense, Dili. Como a função do bolsista se restringe a de ministrar aulas, deixo aos nossos líderes possíveis criticas que possam surgir sobre a infraestrutura do local.
Sobre as questões pedagógicas, o curso teve apoio inicial de duas professoras de língua portuguesa, Aline Ribeiro e Fabiana Almeida, depois da primeira semana ficou apenas Fabiana Almeida. Aline Ribeiro pertencia ao projeto Elpi, e com a chegada ao Timor-Leste de sua professora-tutora, esta retornou ao projeto ao qual foi selecionada. Suas funções foram de facilitar o uso da língua portuguesa na comunicação entre o professor e o aluno.
No que discerne sobre o desenvolvimento das aulas, na primeira aula de biologia geral I, utilizou-se um projetor no primeiro momento enfocando o conteúdo programático, seguido de uma aula dialogada onde o professor questionou os alunos sobre os temas discutidos. Esse questionamento se deu através de perguntas direcionadas individualmente a cada um dos alunos aleatoriamente. Em um segundo momento, usando cartazes produzidos pelo próprio bolsista, separou-se os alunos em grupos de quatro indivíduos e deu-se 15 minutos para discutirem sobre o conteúdo do cartaz para em seguida apresentarem suas conclusões aos colegas. Os cartazes apresentaram os tipos de células e dois processos de endocitose.
A segunda aula tratou sobre Embriologia, tema que chamou bastante atenção dos alunos. Destacou-se a importância de trabalhar esse conteúdo com os jovens. Falou-se aos professores timorenses sobre avanços da embriologia humana o que causou certa indignação destes quando foi relatado que atualmente já era possível escolher o sexo do bebê, e também nos casos de barriga de aluguel. Este bolsista ficou surpreso ao saber que os professores timorenses desconheciam avanços da ciência com mais de três décadas como, por exemplo, os transplantes de órgãos. Ao final da aula houve bastante interesse em ciclo menstrual e teste do pezinho realizado nos hospitais brasileiros
Nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro de 2009 foi realizada a primeira avaliação em conjunto seguindo a nova proposta do curso com apoio da professora de língua portuguesa. Em um primeiro momento os alunos timorenses receberam um exame escrito subjetivo com seis questões, uma questão para cada dia de aula, sendo alertados que não se preocupassem com o conteúdo, pois seriam avaliados na arte da dialética. O exame foi digitado por este bolsista. No segundo momento da aula os quatro professores de biologia se reuniram com a professora de português para decidir os critérios de avaliação. Decidiu-se pela análise da comunicação oral e escrita. Os alunos retornam a sala e recebem provas trocadas. Em seguida foram questionados pelas respostas que constavam nas provas que estavam em suas mãos.Objetivou-se analisar se o nível de entendimento da aula se expressava oralmente e na escrita de maneira equivalente.
A última semana de aulas tratou de anatomia e fisiologia humanas, ficando para este bolsista o tema referente aos sistemas locomotor e excretor. A aula foi planejada tendo por base uma apostila adaptada na sebenta do ano de 2008/2009 que este bolsista ajudou a elaborar. Optou-se nesse último momento a além da aula no datashow usar também técnicas de leitura e interpretação, seguindo novamente a nova proposta do curso, centrada na comunicação.
A avaliação dos alunos timorenses sobre o trabalho do professor Erivelto Rodrigues.
Ao final da última aula de biologia geral I, os alunos receberam um questionário que objetivou avaliar a aula do professor Erivelto Rodrigues objetivamente, para um possível aperfeiçoamento na próxima etapa, em janeiro de 2010. O resultado dessa avaliação foi o seguinte: A análise das aulas de Biologia Geral I partiu de questões com escalas de pontos. Em uma escala de 1 a 3, onde 1 representou DISCORDO, 2 representou CONCORDO EM PARTE e 3 representou CONCORDO, os 28 alunos do curso foram incentivados a expressar sua opinião sobre a metodologia do professor brasileiro. 100% dos entrevistados afirmaram concordar com os slides elaborados em Power point pelo professor Erivelto Rodrigues, e confirmaram que o uso de projetor de slides (data-show) foi adequado e estes estavam fáceis de visualizar. 95% dos entrevistados concordam que o modo como o professor Erivelto Rodrigues se expressa é adequado, e a fala do professor possibilita um bom entendimento do conteúdo, 5% concordam em parte, pois dominam pouco o idioma. 100% dos entrevistados concordam que o professor interage com os alunos e faz com que estes participem das aulas 100% concordaram que o material impresso facilitou o entendimento das aulas e estava de acordo com o que estava sendo ensinado, 1% pediu em observação que as apostilas fossem entregues com mais antecedência, sobre isso o professor Erivelto Rodrigues começou a entregar o material na reprografia do instituto com maior prazo de antecedência, entretanto para isso, depende-se da agilidade dos funcionários do INFPC.
100% dos alunos concordaram que o professor demonstrou domínio do assunto durante as aulas. 100% dos entrevistados concordaram que usar cartazes facilita a abordagem do conteúdo. 95% concordaram que as questões-chave colocadas no início das aulas foram respondidas adequadamente, e 5% concordou em parte e finalmente, 100% dos entrevistados concordaram que as aulas do professor Erivelto Rodrigues despertam o interesse nos alunos. Nenhum aluno marcou no item discordo em nenhuma das questões levantadas na entrevista.
A grande maioria dos alunos entrevistados elogiou o trabalho do professor Erivelto Rodrigues e passou mensagens de incentivo para este continuar dando aulas dessa mesma forma.
No dia 17 de dezembro ocorreu a avaliação final do curso de Biologia Geral I, este bolsista formulou quatro das questões propostas, duas sobre embriologia e duas sobre anatomia e fisiologia. O termino do curso se deu nesse mesmo dia 17 de dezembro de 2009, ficando para o dia 18 apenas uma reunião avaliativa da primeira etapa de trabalho e entrega de relatório da disciplina e o plano de curso agora dentro do modelo proposto pelo professor tutor que decidiu por padronizar o material
Em todas as aulas deste bolsista, foram usados cartazes produzidos pelo próprio bolsista, a partir de cartolinas e pincéis oriundos do INPFC. Também foram usados slides com um projetor que sempre esteve à disposição do grupo de professores do projeto Procapes.
A organização que busco como profissional se retrata também na parte escrita. Todos os planos e avaliações, bem como qualquer outro documento estão sempre sendo entregues com capricho e eficiência e na data estipulada pelo coordenador.

3.2 A formação contínua

Funcionamento, número de professores participantes, atividades
Há uma previsão, segundo email do professor-tutor, de início para o mês de abril, estamos no aguardo dos informes.

3.3 As Sebentas
Funcionamento e atividades

No que se refere à produção da sebenta, foram definidos no dia 11 do mês de dezembro de 2009, os capítulos que seriam escritos por cada professor. Este bolsista ficou responsável pelos capítulos: genética e biotecnologia, fundamentos de evolução e um capitulo conjunto intitulado Ecologia de Timor-Leste, este dividido entre todos os professores do grupo. O capítulo sobre fundamentos de evolução já está sendo produzido, tendo previsão de conclusão no final do mês de abril de 2010.

3.4 Outras atividades (aulas na PG-UNTL, Graduação UNTL, projetos)

3.4.1. No início do mês de novembro de 2009, ainda sem atividades de aulas de bacharelato, este bolsista criou a capa de um livro baseado em um dos projetos financiados pela Embaixada do Brasil em Díli na missão anterior. O livro intitulado “Fala Brasil, fala Timor” está sendo idealizado e elaborado pelas professoras Ana Claudia e Rosimeire, ambas da cooperação.
3.4 Outras atividades (aulas na PG-UNTL, Graduação UNTL, projetos)
3.4.2 Na primeira semana de dezembro este bolsista foi convidado a elaborar um conjunto de questões de Biologia, estas foram usadas no exame nacional da Universidade Nacional Timor-Lorosa’e – UNTL - que aconteceu no dia 15 de dezembro de 2009. Tendo elaborado um total de 15 questões.
3.4 Outras atividades (aulas na PG-UNTL, Graduação UNTL, projetos)
3.4.3. No mês de novembro este bolsista ajudou poucas vezes outros colegas no projeto do mês cultural do Brasil em Timor-Leste, realizado pela Embaixada do Brasil em Dili.

4. Os professores

4.1 Professores bolsistas da área específica (biologia ou física ou matemática ou química)

Atividades desenvolvidas com o grupo específico (relatos, depoimentos e vivências)

Os professores do projeto Procapes na área de Biologia são: Anderson Aliston Florentino, André Luiz da Costa Moreira, Erivelto Rodrigues Teixeira e João Cleto do Nascimento.
O trabalho deve sempre ser primado pelo profissionalismo, e o ele está sendo desempenhado da melhor maneira possível. Sou grato por estar novamente trabalhando com os excelentes profissionais que são os meus amigos, Anderson Aliston Florentino e João Cleto do Nascimento, se a Capes nos trouxe de volta é sinal de que nosso trabalho na missão anterior foi aprovado. Sucesso e paz a nós todos do grupo, sempre.

4.2 Professores bolsistas da área de língua portuguesa

Atividades desenvolvidas com o grupo específico (relatos, depoimentos e vivências)
As professoras que tivemos contato nesse período foram: Fabiana Almeida e Aline Ribeiro. Nossas relações sempre primaram pelo profissionalismo e respeito mútuo. Como fruto disso desenvolvemos um trabalho digno e centrado na capacitação do professor timorense, objetivo maior do projeto procapes. As duas professoras, apesar de jovens, demonstraram grande capacidade de exercício da profissão, sendo amadas e respeitadas pelos professores timorenses. Não houve nenhum tipo de conduta destas que fizesse com que seu trabalho fosse desmerecido.

4.3 professores bolsistas das demais áreas específicas

Atividades desenvolvidas com o grupo ou no grupo (relatos, depoimentos e vivências)
Não ocorreram nesse primeiro período atividades conjuntas com outras áreas, entretanto acredito que todos os professores do projeto Procapes tem buscado realizar seus trabalhos a da melhor maneira possível. Todos são excelentes profissionais e estão de parabéns pela dedicação e profissionalismo. Em especial, o professor Jaime Pereira Reis, um excelente profissional, e o professor Roberto Eduardo, que sou testemunha do quanto este se dedica a estudar para dar uma boa aula.

5. A coordenação
Atividades desenvolvidas – comentários, críticas
ESSE ITEM DEVE SER REMETIDO APENAS PARA A CAPES

Atividades desenvolvidas: Bacharelato de emergência.
Acredito quer o professor doutor Umberto Euzébio é um profissional qualificado para desempenhar a função que ocupa, mas ainda não possuo reserva de juízo de valor para fazer qualquer comentário ou crítica a seu trabalho nesse momento, com apenas uma etapa de três semanas de trabalho concluída.

6. A CAPES
Suporte técnico, contatos.

Sou grato a Capes pela nova oportunidade de mostrar meu trabalho em Timor-Leste e espero fazer jus a escolha. Sou um profissional e acredito ter tido essa nova oportunidade por essa razão, então estou buscando realizar minhas atividades da melhor maneira possível.
Desejo que todos continuem a desempenhar suas atividades da melhor maneira possível: Alexandre, Idelazil, Ricardo e Felipe, bom trabalho, e sucesso sempre.

7. Conclusões

Percepções sobre o projeto – viabilidade, criticas, sugestões e propostas a partir dos relatos
O projeto Procapes tem sua razão de existir, sua viabilidade está no fato de contribuirmos efetivamente para a qualificação profissional dos professores timorenses, é um programa similar a um que existe em minha região chamado PEFD – Programa Especial de Formação Docente, portanto, se o próprio Brasil adota esse tipo de formação a seus professores, é sinal que ele trás resultados. As propostas que possuo, não vejo nesse momento a sensibilidade necessária para expô-las.

Data e assinatura do professor


31/12/2009
Professor Especialista Erivelto Rodrigues

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